924 448 042 / 911 165 440

Na FBT fazemos carros quase de RAIZ – Ford Escort MK1 1968

lateral ja alargado com kit de fibra

Adquirimos este escort  mk1 em 2014/2015. Estava a andar e nada precisava.

Mas o bichinho foi grande e passados uns dias estava neste propósito.

Objetivo:  fazer de um Escort 4 portas aquilo que ninguém ainda tinha feito de uma forma profissional. Só encontrei em toda a net 1 carro que atingissem este objetivo.

Um ar desportivo mas que servisse para uma família dar umas voltas ao fim de semana.  E já lá vão 5 anos de trabalho e um investimento considerável…..

desmontagem do mk1

 

arranjo de chapa

 

arranjo de chapa

 

retirar tinta para aplicar o kit de fibra

Começamos por desmontar todo o carro peça por peça, parafuso por parafuso.  Anulámos todos os podres.  começámos a fazer as alterações para o tornar um desportivo

aplicação do alargamento em porta traseira

 

ensaio de porta traseira com o alargamento

lateral ja alargado com kit de fibra

 

interior Mk1

Colocar alargamentos num carro de 2 portas é fácil, agora fazer isso num de 4 portas é um projecto……

furos de entrada de ar

Construímos ferramentas especiais decortar e moldar as entradas de ar

Trocámos o motor original por um Pinto 205 2.0 e preparamo-nos para colocar 2 dellorto.

 

motor pinto 205 2.0

Trocámos a caixa original por uma Type 9 de 5

caixa type 9

E pintámos o menino

Construimos em fibra a chapeleira e caixas laterais para colocar o sistema de som e projetamos e construimos uma consola central que se integrasse no modelo sem dar um ar muito rally nem tuning

Chapeleira que irá ser forrada. Construída com o mesmo perfil do espaço onde vai ser inserida

Forrámos os bancos traseiros originais e os da frente provenientes de um MG, em pele.

bancos originais

 

bancos originais e de um MG

 

Pensámos em colocar dois dellorto 40

 

Desistimos e acabámos por optar pela injeção. menos dor de cabeça em termos de afinação. Opcões…..

Motor com a injeção montada

 

Tivemos de construir uma travagem de origem pois o servo ficou sem espaço para ser colocado no seu lugar de origem

travagem nova colocada no sitio do servo freio

 

Para ajudar na condução inserimos uma direcção assistida da opel.

Direcção assistida com regulação de rigidez

 

Colocámos travagem de disco no eixo traseiro

Suspenção nova com coilover

Acabámos por usar discos ventilados na frente

travagem com disco no eixo traseiro

O Tablier foi trocado para um quadrante do GT e forrado a pele com posponto vermelho

Tablier

O quadrante veio da Holanda e foi pintado para não destoar do acabamento interior

quadrante e tablier do GT

Foram colocados 2 farois Wella pintados à cor do carro

Faróis de longo alcance